PET

Polietileno Tereftalato

O PET, ou polietileno tereftalato, é um plástico amplamente utilizado na fabricação de embalagens para alimentos e bebidas, cosméticos, medicamentos, produtos para limpeza doméstica, bem como em fibras têxteis. O PET é conhecido por sua alta resistência, rigidez e transparência, além de sua capacidade de ser facilmente moldado por meio de processos de injeção e sopro. É um material reciclável, e sua reciclagem é amplamente incentivada em muitos países. O PET reciclado é considerado seguro para uso em embalagens de alimentos, desde que seja fabricado de acordo com as regulamentações de segurança alimentar adequadas.

Por seu grande volume ser majoritariamente garrafas, o PET é pouco separado por aplicação (tipo de embalagem) e amplamente separado por cor: cristal, verde e azul. Sendo as demais cores consideradas problemáticas, na maioria dos casos, para o mercado de reciclagem, principalmente as embalagens de cores “fechadas” ou opacas.

O material reciclado é transformado em novas garrafas para bebidas e bandejas para alimentos desde que o processo de reciclagem seja certificado pela Anvisa. Também pode ser empregado em frascos para limpeza doméstica, perfumaria e cosméticos. Parte do mercado também é destinada para fita de arquear e/ou ao mercado têxtil e automotivo.

Orientações para Separação
Por seu grande volume ser majoritariamente garrafinhas, o PET é pouco separado por aplicação (tipo de embalagem) e amplamente separado por cor: cristal, verde e azul. Sendo as demais cores indesejáveis, na maioria dos casos, para o mercado de reciclagem, principalmente as embalagens de cores “fechadas” ou opacas.
O material reciclado é transformado em novas garrafinhas de bebidas, bandejas de alimentos, frascos de limpeza doméstica, perfumaria e cosméticos. Parte do mercado também é destinado a fita de arquear e/ou para o mercado têxtil.

Materiais

PET Bandeja

Bandejas termoformadas para alimentos, pães, bolos, doces

PET Azul

Garrafas para refrigerante e limpeza doméstica