PP

Polipropileno

O PP pode ser processado facilmente por meio de praticamente todos os processos de transformação. É um material que, de forma geral, é facilmente reciclado, contanto que esteja bem identificado, limpo e de preferência sem metalização.

Há uma diversidade muito grande de tipos de resíduos, tanto rígidos quanto flexíveis. Os rígidos são identificados e separados de diversas formas. O mais comum é o produto em si (balde, bacia, copo, bombona etc.), seguido pelo critério de cor. Os resíduos também são chamados pelo segmento de mercado a que se destinam (automotivo, agropecuária etc.), o que é mais comum entre os recicladores. Para os resíduos flexíveis, é conhecido como BOPP – PP biorientado e os mais comuns são embalagens para alimentos como salgadinhos, barras de cereais, chocolates, macarrão, rótulos de garrafas PET, invólucro de maço de cigarro etc.

Orientações para Separação
Há uma diversidade muito grande de tipos de resíduos, a maioria é de PP rígido. Eles são identificados e separados de diversas formas. O mais comum é o produto em si (balde, bacia, copo, bombona, etc), seguido pelo critério de cor. Os resíduos também são chamados pelo segmento de mercado a que se destinam (automotivo, agropecuária, etc), o que é mais comum entre os recicladores.
O PP reciclado é utilizado principalmente na fabricação de utilidades domésticas, em aplicações como balde, bacia, lixeira, prendedor e diversos outros produtos. Alguns segmentos que usam a resina virgem também usam o reciclado. Ele pode ser usado em conjunto com a virgem, ou sozinho, muitas vezes em produtos de 2ª linha, como nos segmentos automotivo e eletrodomésticos/eletroeletrônicos.

Materiais